Logística Reversa

Buscamos estimular os consumidores a adotarem práticas sustentáveis, da compra ao pós-consumo, e aos fornecedores a elevarem o padrão de gestão ambiental em seus negócios, com a reciclabilidade de produtos e embalagens.

Em todas as bandeiras do Grupo BIG, convidamos nossos clientes a participarem ativamente deste processo, oferecendo alternativas para a destinação adequada de resíduos recicláveis como eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes e embalagens de produtos em geral, assegurando a volta ao processo industrial de materiais como plástico, alumínio, vidro, papelão. Lojas em diferentes cidades contam com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Além disso, fazemos a gestão adequada dos resíduos de nossas operações, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e promovendo a reciclagem de toneladas de materiais mensalmente.


Embalagens

Foto de container da Molecoola

A separação e a destinação adequada de embalagens dos produtos que consumimos todos os dias é uma busca constante. Uma forma de os clientes do Grupo BIG promoverem a reciclagem é levarem, no dia de fazer suas compras, embalagens vazias, pós-consumo, a uma de nossas lojas onde há um ponto de entrega voluntária.

Em São Paulo, mantemos uma parceria da Molécoola, programa de fidelidade ambiental que oferece vantagens como aparelhos eletrônicos, recarga de celular e créditos em aplicativos de transporte na troca por materiais recicláveis limpos. Com o modelo, as embalagens entregues nos containers são separadas e destinadas aos recicladores, que as transformam novamente em matéria-prima. Nos primeiros oito meses de operação, as três lojas da Molécoola em operação nas unidades do Big, coletaram mais de 24 toneladas de material reciclável. Você pode encontrar um ponto da Molécoola nas lojas Big Osasco, Big Pacaembu e Maxxi Taboão da Serra. Para fazer o seu cadasto, clique aqui


Lâmpadas Fluorescentes

Devido à presença de mercúrio em sua composição, as lâmpadas fluorescentes requerem destinação específica e correta. Em parceria com a empresa Reciclus, disponibilizamos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em 36 lojas. Assim, nenhum cliente precisa se desfazer de lâmpadas queimadas ou quebradas em lixo comum. Nos primeiros três anos de participação no programa, foram mais de 195 mil unidades de lâmpadas coletadas.

Com a destinação correta, os componentes são separados e reutilizados na fabricação de novos produtos, e o mercúrio, depois de extraído, é recuperado em seu estado líquido elementar. Para conhecer os pontos de entrega voluntária, clique aqui;

Arte do coletor de lampadas


Eletroeletrônicos

arte do coletor de eletroeletronicos

Nossas lojas também oferecem Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para resíduos eletroeletrônicos por meio da parceria com a Green Eletron. Até março de 2021, dez unidades da rede integram o programa. Após a coleta, os aparelhos são descaracterizados e seus componentes destinados para reciclagem, e reutilizados na fabricação de novos produtos. A iniciativa visa reduzir o descarte inadequado destes produtos, que podem liberar substâncias tóxicas (principalmente metais) e poluir mananciais, o solo, a vegetação e a atmosfera. Para conhecer os pontos de entrega voluntária, clique aqui;


Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
Linkedin